Gravidez: Parto Normal x Cesárea

Padrão

gravidez7

Olá meninas,tudo bem?

No último diário de gravidez falei que ia comentar sobre a hora do parto.Qual mulher grávida não fica ansiosa com esse dia e tem várias dúvidas sobre os tipos de partos?

Pois é,desde que descobri que estava grávida pesquisei muito sobre o parto normal e a cesárea,e sempre rolou muitas dúvidas.Querendo ou não esse momento é muito importante para a mãe e o bebê,por isso antes de sair pesquisando tudo converse mais com seu médico,e procure saber o que ele acha melhor.

Eu falei para vocês que eu preferia o Parto normal,e meu médico até agora também concordou e falou que cesárea só s for preciso,ainda temos que esperar um pouco para saber realmente como vai ser,pois só no final tudo vai ser resolvido.

E pra tirar a dúvida de muita gente (e as minhas também) hoje vamos falar sobre O Parto,o momento mais esperado pelas mamães.

PARTO NORMAL

O parto normal é a maneira mais “natural” de ter o bebê.Ele envolve todo o trabalho de parto,desde as contrações até a dilatação. O parto normal acontece na hora certa,por isso quando o colo do útero estiver totalmente dilatado e as contrações estiverem fortes, as paredes do útero farão pressão para o bebê sair.

CESÁREA

A cesária já é um procedimento cirúrgico que utiliza anestesia peridural ou raquidiana. A cesariana pode ser feita por escolha do médico ou muitas vezes pela escolha da mãe.

DOR

PARTO NORMAL: As dores no parto normal são comuns, devido as contrações e a força que a mãe precisa fazer para a saída do bebê.

CESÁREA: Durante o procedimento da cesárea a mãe não sente dor alguma,porém a recuperação pode ser mais dolorida do que a recuperação do parto normal.

ANESTESIAS

PARTO NORMAL: No parto normal a mãe pode pedir a anestesia peridural ou raquidiana para aliviar as dores,porém a anestesia só pode ser aplicada com 5 centímetros de dilatação.

CESÁREA: Na cesárea é feito o uso da anestesia raquidiana mais intensa,o que faz com que a mãe não sinta da cintura para baixo.

CORTES

PARTO NORMAL: No parto normal pode ser feito um corte entre a vagina e o ânus,chamada de região perineal,para que o bebê possa sair com mais facilidade e para impedir que a região não sofra com cortes devido a força que a mãe precisa fazer. O corte é feito com o consentimento da mãe e do médico.

CESÁREA: O feito um corte horizontal acima da linha dos pelos pubianos.Nesse procedimento são cortados até 7 camadas de pele.

CICATRIZ

PARTO NORMAL: A cicatriz no períneo é praticamente imperceptível,mas como fica num local de uma maior contaminação precisa de bastante cuidados.O médico deve receitar pomadas ou anestésicos para o local.

CESÁREA: O corte da cesárea também precisa de muitos cuidados e deve ser higienizada com água e sabão e medicamentos prescritos pelo médico. Caso haja alguma vermelhidão ou secreção é preciso procurar um médico.

DURAÇÃO DO PARTO

PARTO NORMAL: O tempo do parto normal varia de mulher para mulher,portanto não se tem um tempo exato.O tempo varia conforme a dilatação e a intensidade das contrações e pode depender do encaixe do bebê.

CESÁREA: A cesárea dura cerca de uma hora,pode durar menos ou dependendo da gravidade um pouco mais.

RECUPERAÇÃO

PARTO NORMAL: Se tudo ocorrer bem logo após o parto a mãe já pode caminhar,mas deve evitar esforços.Se caso tenha sido feito o corte perineal a mãe pode sentir algum desconforto nas primeiras semanas para sentar,mas nada impede em uma recuperação rápida.A recuperação varia de 20 á 30 dias.

CESÁREA: A recuperação da cesariana é mais lenta comparada ao parto normal.A mãe pode sentir desconforto ao caminhar,sentar e fazer alguns movimentos.Precisa ficar internada durante 3 dias após o parto e a gestante é proibida de fazer exercícios mais intensos durante 3 meses.

QUAL ESCOLHER?

A escolha do parto depende da mãe e do médico.Se a gestação for tranquila e tudo indica parto normal o médico com certeza irá preferir o parto normal. A cesárea é um procedimento cirúrgico e requer cuidados,mas a mãe pode optar por esse tipo de parto.

Mas nunca se esqueça de primeiro perguntar o que é melhor para você e seu bebê.

Espero que esse post tenha ajudado as mamães de plantão,e se tiverem alguma dúvida é só deixar aqui nos comentários.

Beijos e até mais!

Sobre euvoudemoda

Morando em uma cidade pequena,descobriu que gostava de compartilhar experiências com o resto do mundo. 18 anos e á espera do seu primeiro filho,compartilha nesse espaço grande parte de suas descobertas e seus gostos. E é isso a que a faz feliz,poder mostrar suas experiências da vida e aprender um pouco mais dela por aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s